Image Map

Tensões no Final do Milênio

"Entrevistas sobre o fim dos tempos" ( Leitura)


Estávamos no final do século XX: as grandes tensões se instalavam, juntando-se ao final do Milênio. Afinal de contas, mitos catastróficos sempre ocuparam a mente humana no decorrer dos séculos, principalmente quando vai se iniciar uma nova etapa do calendário.
O que aconteceria então?
Ameaças planetárias?
O fim do mundo estaria próximo?




Em 1998 foi publicado na França e em 1999 no Brasil, o livro "Entrevistas sobre o fim dos tempos" de Catherine David, Frederic Lenoir e Jean Plilippe de Tonnac ( entrevistadores.)






Quem eram as pessoas entrevistadas, ou seja, as grandes
testemunhas dos tormentos contemporâneos?






O sábio americano  Stephen Jay Gould;
o historiador francês Jean Delumeau:
o roteirista e escritor francês Jean Claude Carrière;
o semiólogo e romancista italiano Umberto Eco.





O resultado deste projeto, foi uma análise  dos acontecimentos do final do Milênio, em seus aspectos religiosos e profanos, com reflexões sobre as perspectivas para o século XXI e início do Terceiro Milênio.



                                                                                                                                                                              Alguns comentários que selecionamos:

Stepen Jay Gould preconiza uma ética ecológica para todos os países, alertando que " uma ética ecológica apropriada não deve ter por objetivo o longínquo futuro da vida em outros planetas; deve se preocupar com a qualidade de nossas vidas e da vida de outras espécies aqui e agora".
Para Jean Delumeau, " o movimento atual de modernização acelerada que atinge todas as nações e todos os indivíduos, no que tem de excessivo, de cego e demasiado rápido, aumenta as desigualdades sociais,engendra todas as espécies de poluições e, consequentemente constitui para a humanidade um verdadeiro perigo." Este historiador alerta para a situação do Brasil que se agravou nos últimos tempos "com a formação das imensas cidades, as desigualdades sociais, a poluição e a corrupção". 
Jean Claude Carrière comenta:" Quanto mais se inventam meios de comunicar, mais os homens fazem a experiência da solidão. Nunca este sentimento de solidão foi expresso pelos poetas antigos como o é pelos artistas de nosso tempo."
Humberto Eco manifestou-se, entre outros temas de relevância sobre a necessidade humana de pensar no fim do mundo: "É uma espécie de ilusão de ótica ligada ao fato de que nós sabemos que os homens são mortais. os homens são mortais, mas por que o mundo o seria necessariamente? Os seres humanos são os únicos animais que sabem que devem morrer."

Este livro estará disponível aos leitores na minibiblioteca da Casa da Cultura de Caldas, MG


                                                                                                                         Postado por Ilza



Nenhum comentário:

Postar um comentário