Image Map

O eterno menino maluquinho

Zi da mãe Zizinha, raldo do pai Geraldo, nasce Ziraldo, um mineirinho de Caratinga que se tornou escritor, dramaturgo, pintor, desenhista, cronista , jornalista, cartunista e o nosso eterno "menino maluquinho"! A vida de Ziraldo é recheada de variadas produções e seus livros já foram traduzido para vários línguas: inglês,alemão , italiano , espanhol e, para meu espanto, até em esperanto!

Nos anos 60 Ziraldo fez sozinho uma revista de quadrinhos: a Turma do Pererê, um gibi que fez a nossa alegria! Depois da revistinha, ele publicou Flicts, o seu primeiro livro infantil. O livro fez tanto sucesso que até Neil Armstrong, aquele americano que foi para o espaço, quis conhecê-lo para dizer que: “ A Lua é Flicts”! Esse livro também lhe rendeu em 2004 , o prêmio internacional Hans Christian Andersen,o Nobel da literatura infantil.
  

Além dos inúmeros talentos e inúmeros coletes (+ de 300), Ziraldo é bom de política . Ele passou os anos de chumbo fazendo o ‘Pasquim’, um tablóide de oposição à ditadura , o que lhe custou três prisões. Teve seu processo de anistia aprovado, foi indenizado em mais de R$ 1 milhão e recebe pensão vitalícia de R$ 4.375,88. Lançou a Revista "Bundas", satirizando a Revista "Caras" e fazendo piadas dos políticos.

Ziraldo não cansava de trabalhar e nos anos 80 lançou o Menino Maluquinho. E nestes anos todos, O Menino Maluquinho foi para o teatro, cinema, televisão, virou músicas, parque temático em Brasilia,  tiras diárias de jornal, história em quadrinhos, livro de mágicas, livro de receitas infantis, manual de sobrevivência, pensamentos, de anedotas, manual de primeiros socorros, estátua gigante em Caratinga e até uma cantata e uma ópera!! Ufa!Ô loko meu!


Mesmo não sendo um educador, Ziraldo tornou-se  um expert na área, ministra palestras para professores e sua presença é frequente em eventos relacionados à educação.

Por Pandorah

Um comentário: