Image Map

Pop, top Paulo Coelho !

O "cara" vive numa bonança só: passa longas temporadas fora do Brasil em suas propriedades: um duplex em Genebra, Paris, Barcelona, uma mansão mobiliada em Dubai (presente de xeque), entre outras.  Em Santiago de Compostela tem até nome de rua.

Não é senhor dos anéis(mas usa um com duas cabeças de serpentes), não é dono do mundo, mas é top e, em alguns lugares, bastante aclamado! Carioca e autor de 20 bestsellers, seus livros vendem mais que banana! No Irã é recordista em edições piratas! O ex-presidente norte-americano Bill Clinton e outras celebridades mundiais foram vistas com um dos seus livros. É o único escritor brasileiro que esteve ao lado do Bono Vox, Peter Gabriel, Sharon Stone e Angelina Jolie, o único citado por Madonna e Will Smith em entrevistas e cantado por Bruce Springsteen! O “cara” tem estatura mediana, físico jovial, cabeça raspada, um tufo de cabelo na nuca, sorriso discreto, bigode e cavanhaque grisalhos e está sempre de preto. Sacaram quem é? O próprio, o pop star planetário, o nosso mago Paulo Coelho! 


Quando adolescente ele quebrava tudo à sua volta. Foi internado e diagnosticado como “esquizóide”e, mais tarde, com“síndrome de Estocolmo”. Foi hippie e usou maconha, haxixe e o LSD. A sexualidade para ele não tinha limites, teve experiência homossexual e grupal. Fez grandes parcerias musicais, principalmente com Raul Seixas. Viajou pelo mundo e teve experiências em sociedades secretas e orientais, filiou a uma entidade esotérica e hoje é considerado um mago e também um imortal! 

É membro da ABL, mas nunca foi convidado para a Festa Literária Internacional de Paraty. Apesar de tanto sucesso, tem sido rejeitado pela crítica brasileira. Dizem que ele é ruim porque vende muito e o mundo aceita como bom, ou porque tem os melhores tradutores que, como Midas, tocam na obra e a fazem valer ouro!

  

Ninguém pode tirar, diminuir e abafar o sucesso e o mérito de Paulo Coelho. Ele tem a receita, coloca em fusão os ingredientes, dá aquele toque, e, com aquela magia, salpica condimentos certos e fisga o leitor! É um ponto de partida, depois basta seguir adiante. 

Por Pandorah

4 comentários:

  1. Pô, começo a acreditar que ele é o próprio Midas!

    ResponderExcluir
  2. Há controvérsias, Pandorah, há controvérsias...

    ResponderExcluir
  3. Paulo pode realmente não ser um gênio para a crítica, mas, com certeza, sabe fisgar o populacho. Quem é que não quer ouvir que seus sonhos são possíveis, que temos de seguir, nas palavras de Coelho, a nossa "lenda pessoal" e assim por diante. Já li praticamente todos os livros do dito cujo. Acho bons, não geniais por certo, mas conseguem entreter e tem essa característica peculiar, que já citei, que faz com que seus leitores fiquem ávidos por sua próxima narrativa....

    ResponderExcluir
  4. Realmente já percebemos que você é como nós: doido por livros! Que bom tenha encontrado esse prazer na leitura, sabemos como é bom buscar e encontrar autores que venham de encontro ao que sonhamos...viajamos pelas páginas e até ficamos tristes quando a história termina, não é assim?

    ResponderExcluir