Image Map

A "bicicreta" do Odair

Odair da Chica, um homem simples e humilde , tipo Jeca tatu, morava lá pelas bandas do Rio Verdinho. No Natal de 1968 se presenteou com uma bicicleta Monark vermelha , comprou em 12 prestaçoes de cr$ 27,00 . Odair demorou uma semana pra dominar a bichinha. 

No primeiro fim de semana tratou com seu cumpadre e amigo Zé Varinha , pra pescar no Rio Verde. Sairam de madrugadinha , sem alarde pegaram a estrada, Zé a pé e Odair pedalando sua nova bicicleta com as varas presas no canote do celim ! Depois de uma hora e meia chegaram no rio e foram pra beira do barranco. Zé Varinha cansado sentou e começou a iscar as varas. Odair sacou do embornal as biritas e a farofa e foi procurar gravetos pra fogueira, iriam virar a noite ali. Com as varas nas mãos, cada um foi para um canto do barranco. A noite já caindo ,Zé Varinha disse:

_ Primu, mió amoitá a bicicreta, pamodi ninguém vê.

Odair que já tinha bebido muitos tragos, cambaleando e escorregando pegou a bicicleta e entrou mato adentro. A lua já estava alta no céu e a fogueira que Zé Varinha acendeu já estavam estalando os últimos gravetos, quando Odair deu as caras.


_ Que demora sô , já tava preocupado cumpadi! Amoitô a bicichinha?

_ Amoitei lá na meio da mata virge_ Respondeu Odair sentando e virando a birita.

As varas de pescaria fincadas no barranco e os dois , Odair e Zé varinha, enchendo a cara. Assim foi a noite toda...

Quando o fogo passou levantaram e arrumaram as tralhas. Odair entrou no mato pra buscar a bicicleta...demorou...demorou...demorou....e quando voltou , voltou de mãos abanando.

_ Num achei minha bicicreta cumpadi Zé! - disse Odair triste e agoniado.

_ Carma primo vô te ajuda a procurá.

Procuram, procuram dias, semanas, meses e nada. Odair amoitou tão bem que só depois de anos a bicicleta foi encontrada, já incorporada no mato.


Por Cristina

2 comentários:

  1. Eita q causo ...inacreditável lkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Cristina: dê tratos à memória e envie outros casos para nós. Esta seção do blog é muito apreciada por todos. Um grande abraço:

    ResponderExcluir