Image Map

"Sonhar"...faz parte da vida, da arte, da poesia...


"Sonhar" é próprio do ser humano. Os sonhos alimentam a alma, transformam-se em ideais, ações e criam rumos...Estão sempre presentes nos poemas e versos, textos dos escritores, enfim em todas as manifestações artísticas. Como no poema que nos foi enviado por Pandorah, do poeta português Sebastião da Gama:

O sonho

Sebastião da Gama

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que é do dia-a-dia.
Chegamos. Não chegamos?
_ Partimos.
_Vamos.
_Somos.



           Porém, quando o sonho parece impossível,                            ou parece naufragar, o poeta se sente como se                        tivesse"os olhos secos como pedras e as mãos                        quebradas" assim nos diz Cecília Meireles, a nossa                  grande poetisa, no maravilhoso poema:  "Canção"






Canção

Cecília Meireles

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

                                                                                                                                                                   




         Tudo que desejamos é estarmos acordados              para os sonhos da vida, como disse o poeta              Mário Quintana.



Sobre o sonho, que vem de dentro da gente,
 também se expressou nosso escritor e amigo  Rubem Alves, que tanto soube e sabe sonhar            junto a Caldas e ao povo caldense.

Obrigada, Rubem Alves,                                         por   sonhar conosco!

Postado por Amora.doce



7 comentários:

  1. Amora, muito interessante o tema abordado. Dizem que só os loucos não sonham.
    A Fernando Pessoa é atribuído o pensamento: "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos rumos são traçados por nossos sonhos e ideais, não há dúvida. Que sejamos abençoados em realizar pelo menos parte deles!

      Excluir
    2. Adele, aceito sugestões para outros temas que poderemos abordar, através da voz de nossos poetas.

      Excluir
    3. O Sonho ainda pode ser um tema mais amplamente abordado.
      Veja o que Fernando Pessoa diz:
      "Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
      pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
      eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
      E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
      supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
      entre luzes brandas e músicas invisíveis".
      Que tal, numa próxima, abordar a Amizade?

      Excluir
  2. Oi Amora achei lindo quando Lygia Fagundes Telles declamou o poema de Sebastião Gama numa entrevista! Se a gente não sonhar tiramos a própria vida, é pelo sonho que vamos...mas só vamos se a gente tiver como os olhos abertos, agindo!
    Olha tbem que lindo este sonho:
    O sonho

    Sonhe com aquilo que você quer ser,
    porque você possui apenas uma vida
    e nela só se tem uma chance
    de fazer aquilo que quer.

    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
    Dificuldades para fazê-la forte.
    Tristeza para fazê-la humana.
    E esperança suficiente para fazê-la feliz.

    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
    Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
    que aparecem em seus caminhos.

    A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam
    Para aqueles que buscam e tentam sempre.
    E para aqueles que reconhecem
    a importância das pessoas que passaram por suas vidas.
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandorah, vc. está se tornando uma grande leitora de poesias e selecionando as melhores.Acho até que está gostando, rsrsrs.É o primeiro troféu de nosso blog...
      Pois é, sempre digo que os poetas nos fazem bem, porque expressam nossas emoções, sentimentos etc. Quer sugerir um novo tema para os nossos posts? Aceito sugestões suas e de nossos leitores.

      Excluir
    2. Vou pensar Amora e ti conto...
      Agradeço e divido o troféu Google, graças a ele tudo vem rapidinho e tão fácil na mente! Leio e declamo com os dedos num piscar ♥ ♥

      Excluir