Image Map

Que é isto, o Medo?



Que é isto, o Medo? Para alguns, a resposta é imediata: " um sentimento extremamente ruim."                   Por que, então, muitos poetas escolhem o medo como tema de seus poemas? A poesia é assim: um instrumento humano de expressão. Expressando-se sobre o medo e sobre tudo o mais, os poetas facilitam a conscientização e a difícil superação de sentimentos, os mais escondidos.
Acompanhemos, pois, nossos poetas:

Carlos Drummond de Andrade


Congresso Internacional do Medo


Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e companheiro,
o grande medo dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.




Terrível é a sensação de medo levado ao seu extremo, o pavor, como nos descreve

João Guimarães Rosa


Pavor


Em torno a mim
círculos concêntricos se fecham,
como as órbitas lentas de um corvo...
Tudo é torvo e pesado,
falta de ar e de amor...
Para mim já se apagou a última cor.
E a minha alma se enfurna
em poços velhos de hulheiras,
de onde foi tirado
e queimado o carvão todo.
Como um cego
que dormisse na treva,
amedrontado
para sonhar que mais uma vez cegou... 



Existirá, porém, um medo que não paralisa e gela? Um medo que impulsiona para a vida e para a luz? É o que nos diz Mário Quintana, descrevendo as emoções dos adolescentes.

Mário Quintana

O Adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo.
Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita,
mas
esse medo fascinante                                                                                                  
e fremente de curiosidade
que faz o jovem felino
seguir para a frente
farejando o vento
ao sair,
a primeira vez da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicemente
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:
                                                                                                       
Adolescente olha! A vida é nova...
A vida é nova e anda nua
-vestida apenas com o teu desejo!

Prezado Leitor (a): Algum dia você se sentiu impelido a transpor seu sentimento de medo para um verso, um poema, um texto? Ou identificou-se com a poesia de um grande poeta que expressou não apenas o que ele sentia, mas retratou o que você próprio percebe em seu coração? Clique em comentário e compartilhe conosco sua emoção...

Postado por Amora.doce


4 comentários:

  1. Que lindo Amora.doce , até deu vontade de sentir medo! srrs Bom, diante de uma situação medonha eu já lutei e também amarelei mas nunca "versei" kkkk .
    Vou inserir uma poesia de uma admirável poetiza e os dizeres de um grande herói! Afinal ter coragem e enfrentar o medo é pra poucos nenão?
    Tu tens um medo:
    Acabar.
    Não vês que acabas todo o dia.
    Que morres no amor.
    Na tristeza.
    Na dúvida.
    No desejo.
    Que te renovas todo o dia.
    No amor.
    Na tristeza.
    Na dúvida.
    No desejo.
    Que és sempre outro.
    Que és sempre o mesmo.
    Que morrerás por idades imensas.
    Até não teres medo de morrer.
    E então serás eterno.
    Cecília Meireles

    O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras- acho que estou entre elas- aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação.
    Ayrton Senna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou, Pandorah! Mais um clássico de Cecília Meireles que vai para meu álbum!
      Aliás, este meu álbum de poesia ( coisas de antigamente, todas nós, estudantes, tínhamos um) está crescendo pela participação de vocês. E a frase de nosso querido Ayrton: eu tinha tanto medo por ele, queria muito que abandonasse aquelas corridas, porque eu o achava muito fofo, no meio de todo aquele perigo...Mas, ninguém vive a vida do outro, não é? Para ele era assim: "correr é preciso, viver não é preciso"...

      Excluir
  2. Quem é que nunca teve medo? Medo de tanta coisa... do escuro...da morte...de amar...de ficar só...de ... Poetas e mais poetas falam do medo, tão natural entre os seres vivos. Segue a bonita música de Cazuza sobre esse tema:
    Poema
    Cazuza
    Eu hoje tive um pesadelo
    E levantei atento, a tempo
    Eu acordei com medo
    E procurei no escuro
    Alguém com o seu carinho
    E lembrei de um tempo
    Porque o passado me traz uma lembrança
    Do tempo que eu era criança
    E o medo era motivo de choro
    Desculpa pra um abraço ou um consolo
    Hoje eu acordei com medo
    Mas não chorei, nem reclamei abrigo
    Do escuro, eu via o infinito
    Sem presente, passado ou futuro
    Senti um abraço forte, já não era medo
    Era uma coisa sua que ficou em mim
    E que não tem fim
    De repente, a gente vê que perdeu
    Ou está perdendo alguma coisa
    Morna e ingênua que vai ficando no caminho
    Que é escuro e frio, mas também bonito porque é iluminado
    Pela beleza do que aconteceu há minutos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda letra de música! Sim, como disse Cazuza, o medo existe na criança e pode ser até desculpa para receber um afago, um carinho dos pais. E este carinho fica dentro da pessoa para sempre, como um ponto de apoio: "era uma coisa sua que ficou em mim e que não tem fim"...para sempre...

      Excluir