Image Map

Poemas dos dons

Final de ano...Tempo de agradecer pelo que a vida nos dá e de esperar pelo que há de vir...Feliz Natal a todos...Feliz ano que se inicia e um presente: o poema que muito nos emociona de Jorge Luiz Borges. 

Poema dos dons
Jorge Luiz Borges


Graças quero dar..
Ao divino labirinto de efeitos e causas
pela diversidade das criaturas
que formam este singular universo!


Graças quero dar...
Pela razão que não deixará de sonhar
com um plano para o labirinto!


Graças quero dar...
Pelo amor, que nos deixa ver os outros
como os vê a divindade!
Pelo firme diamante e água solta!
Pela álgebra, palácio de precisos e preciosos cristais!

Graças quero dar...
Pelo fulgor do fogo, que nenhum ser humano
pode olhar sem assombro antigo!
Pelo mogno, o cedro e o sândalo!
Pelo pão e o sal!

Graças quero dar...
Pelo mistério da rosa
que prodigaliza cor e não a vê!
Pela arte da amizade!
Pelas palavras que foram ditas no crepúsculo
de uma cruz a outra cruz!

Graças quero dar,,,
Pelos rios secretos e imemoriais que convergem em mim!
Pelo mar, que é um deserto resplandecente
e uma cifra de coisas que não sabemos!

Graças quero dar...
Pelo ouro que reluz nos versos!
Pelo inverno épico!
Pelos prismas de cristal e o peso do bronze!

Graças quero dar...
Pelo geométrico e bizarro Xadrez!
Pelo odor medieval do eucalipto!

Graças quero dar...
Pela linguagem que pode simular a sabedoria!
Pelo esquecimento, que anula ou modifica o passado!
Pelo hábito que nos repete
e nos confirma como um espelho!

Graças quero dar...
Pela manhã, que nos proporciona
a ilusão de um começo!
Pela noite, sua treva e sua astronomia!
Pelo valor e a felicidade dos outros!
Pela pátria, sentida nos jasmins
ou numa velha espada!

Graças quero dar...
Pelo fato de que o poema é inesgotável
e se confunde com a soma das criaturas
e jamais chegará ao último verso
e varia segundo os homens!

Graças quero dar
pelos minutos que precedem o sono!
Pelo sono e pela morte, esses dois tesouros ocultos!

Graças quero dar...
Pela música, misteriosa forma do tempo!
Pelos íntimos e numerosos dons
que não enumero!





Lendo um poema como este, difícil não nos perguntarmos se somos capazes de agradecer também pelos dons que recebemos. Todos os que o poeta enumerou e talvez outros mais: pelo brilho fascinante das estrelas; pelo aroma das flores; pelo sabor das frutas; não só pelo sono, mas também pelos sonhos que sonhamos todos os dias e que nos aliviam; e pelos sonhos que sonhamos acordados e que nos impulsionam no correr da vida...pelos risos alegres de nossos filhos e de todos aqueles a quem queremos bem...pelos bons momentos compartilhados...

E você, por quais dons realmente agradeceria?


Por Amora Doce

7 comentários:

  1. Maravilhoso esse poema. Gracias a la vida!

    ResponderExcluir
  2. É tempo de festejar, confraternizar, reviver, recordar, sonhar, recomeçar e, principalmente agradecer. Ser grato é uma virtude.Poema belíssimo, amora.doce!

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo o poema e também o que você enumerou amora-doce! Sabe, eu agradeço a Deus o minuto presente! É assim que me dirijo a Ele:
    Por minha família, meus amigos e pelo amor que você me devota, por meus defeitos que você nem nota, por meus valores que você aumenta, por minha fé que você alimenta, por esta paz que nos transmiti, por este pão que reparti, pelo silêncio que diz quase tudo, por este olhar que me reprova mudo, por ser presente, por me abraçar quando me vê contente, por este olhar que me diz: " vá em frente!" por ser perdoada quando faço tudo errado, por me apontar a luz a todo instante, por esse amor e presença constante , por saber do segredo da vida, que só eu conheço e por achar que só eu mereço, enfim por todos os dons que pela eternidade são teus e que agora por teu querer, fizeste meus...Obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o poema de Jorge Luiz Borges me emocionou. Achei muito interessante quando ele fala da diversidade das criaturas do Universo que surgem de um labirinto de causas e efeitos e da razão que não desiste de um plano para este labirinto. Bom, mas seria impossível comentar tudo de que gostei. O importante é que ele inspirou também a vocês que participaram e agradeceram. Devemos isto à poesia...

      Excluir
    2. Achei lindo o poema Amora.doce! Dou graças aos deuses por meus amores, poderes e saberes! srsr
      Tbém achei interessante, e fiquei zonza, com o verso sobre a diversidade... labirinto de causa e efeito e da razão que não desiste deste labirinto! :)

      Excluir
  4. Desculpe Pandorah, já havia respondido ao seu comentário, mas não saiu publicado, por isso a demora.Queria falar sobre "fiquei zonza com o verso sobre a diversidade."
    O poeta disse em poucas palavras o que eu vou falar em muitas, porque ele tem a capacidade da síntese. Na verdade, o universo oferece uma grande diversidade de criaturas, de comportamentos, de fatos, tudo dependendo do que ele chama de "labirinto" de causas e efeitos. Mas, nós, seres humanos, porque temos a razão, não desistiremos nunca de encontrar um plano para tal labirinto, ou seja, como gostaríamos de ter acesso a uma maneira de colocar em ordem, a nossa ordem, o que existe no universo! Sonho certamente impossível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum?! Naum tenho dom pra entender esses labirintos, fico perdidona.kkkk

      Excluir