Image Map

A arte de viver em Paz- Pierre Weil

O que é a Paz? 

"Mais do que ausência de conflito, é um estado de consciência. Ela não deve ser procurada no mundo externo, mas principalmente no interior de cada homem, comunidade ou nação.""A paz está dentro de nós ou então não existe." 


Assim o autor de "A arte de viver a Paz" assinala que, mais importante para a manutenção da paz do que o desarmamento, a punição jurídica ou econômica, é o desarmamento dos espíritos.

Neste livro, Pierre Weil cita o Ato Constitutivo da Unesco: "...as guerras nascem na mente dos homens e é nela, primeiramente, que devem ser erguidas as defesas da Paz.".
O autor pede uma visão holística da Paz, ou seja, um ponto de vista não fragmentário que abranja o aspecto pessoal ( felicidade interior do ser humano), a harmonia social (dentro das comunidades e entre elas, assim como entre as nações) e a relação equilibrada com o meio ambiente ( o planeta e o universo ).

Dentro do ser humano, segundo Pierre Weil, existem estímulos naturais para o cultivo da Paz: 

. a alegria;

. o amor altruísta;

. a compaixão.

Na História da Humanidade, por isto, encontramos seres iluminados que abriram portais lutando, trabalhando e mesmo oferecendo suas vidas para o cultivo da Paz.
Infelizmente, ressalta o autor, existem as emoções destrutivas.É preciso saber transformá-las através de métodos de apoio, como os psicoterápicos; ou por métodos milenares de não-violência ou resistência pacífica que são baseados em um profundo respeito a toda manifestação de vida; o método chamado "consciência imediata", pelo qual, ao tomarmos consciência de sentimentos destrutivos, quando eles ainda estão germinando em nosso coração, torna-se mais fácil transformá-los em energia construtiva.

Quem é o autor?

Pierre Weil nasceu em 1924 em Estrasburgo,Alsácia, junto à fronteira França/Alemanha. Viveu também  em Paris e, depois de conhecer nosso pais, adotou o Brasil como sua terra e seu lar, aqui permanecendo, trabalhando como psicólogo e professor, publicando dezenas de  livros aqui e em muitos outros países. Recebeu o prêmio Unesco de Educação para a Paz, em Paris e criou o Colégio Internacional dos Terapeutas. Sua obra maior é a Unipaz criada no Brasil, mas que se expandiu para outras nações e que se dedica ao desenvolvimento da Cultura transdisciplinar e holística da Paz. Sua morte ocorreu no ano de 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário