O que é a Paz?
"Mais do que ausência de conflito, é um estado de consciência. Ela não deve ser procurada no mundo externo, mas principalmente no interior de cada homem, comunidade ou nação.""A paz está dentro de nós ou então não existe."Assim o autor de "A arte de viver a Paz" assinala que, mais importante para a manutenção da paz do que o desarmamento, a punição jurídica ou econômica, é o desarmamento dos espíritos.
Neste livro, Pierre Weil cita o Ato Constitutivo da Unesco: "...as guerras nascem na mente dos homens e é nela, primeiramente, que devem ser erguidas as defesas da Paz.".
O autor pede uma visão holística da Paz, ou seja, um ponto de vista não fragmentário que abranja o aspecto pessoal ( felicidade interior do ser humano), a harmonia social (dentro das comunidades e entre elas, assim como entre as nações) e a relação equilibrada com o meio ambiente ( o planeta e o universo ).
Dentro do ser humano, segundo Pierre Weil, existem estímulos naturais para o cultivo da Paz:
. a alegria;
. o amor altruísta;
. a compaixão.
Na História da Humanidade, por isto, encontramos seres iluminados que abriram portais lutando, trabalhando e mesmo oferecendo suas vidas para o cultivo da Paz.
Infelizmente, ressalta o autor, existem as emoções destrutivas.É preciso saber transformá-las através de métodos de apoio, como os psicoterápicos; ou por métodos milenares de não-violência ou resistência pacífica que são baseados em um profundo respeito a toda manifestação de vida; o método chamado "consciência imediata", pelo qual, ao tomarmos consciência de sentimentos destrutivos, quando eles ainda estão germinando em nosso coração, torna-se mais fácil transformá-los em energia construtiva.
Quem é o autor?
Pierre Weil nasceu em 1924 em Estrasburgo,Alsácia, junto à fronteira França/Alemanha. Viveu também em Paris e, depois de conhecer nosso pais, adotou o Brasil como sua terra e seu lar, aqui permanecendo, trabalhando como psicólogo e professor, publicando dezenas de livros aqui e em muitos outros países. Recebeu o prêmio Unesco de Educação para a Paz, em Paris e criou o Colégio Internacional dos Terapeutas. Sua obra maior é a Unipaz criada no Brasil, mas que se expandiu para outras nações e que se dedica ao desenvolvimento da Cultura transdisciplinar e holística da Paz. Sua morte ocorreu no ano de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário