Image Map

Monteiro Lobato, pai da literatura infantil

Monteiro Lobato foi pioneiro a perceber que se podia aprender brincando. Pensando assim , publicou um pequeno conto “ A Menina do Narizinho Arrebitado”. Foi um grande sucesso! Começaram, então, as aventuras de Narizinho com toda turma do Sítio do Picapau Amarelo.    


♪ ♪ ♫ Marmelada de banana, 
bananada de goiaba 
goiabada de marmelo 
Sítio do Pica-Pau amarelo 
Sítio do Pica-Pau amarelo ♫♫♪

No Sítio,  a realidade e o "faz de conta" se misturam, tudo é possível... Tem de tudo: fadas, duendes, anjos, bruxas, soldados ingleses, seres mitológicos e personagens do folclore brasileiro como o Saci, a Cuca, a Mula-sem-cabeça, a Iara, o Lobisomem, entre outros. O Sítio do Picapau Amarelo virou série de tv , ficou no ar por décadas!


Que criança não gostaria de morar num lugar como o Sítio do Picapau Amarelo? Ouvir e viajar com Dona Benta contando histórias , atirar pedras com o estilingue de Pedrinho, comer jabuticaba no pé com a Narizinho, comer os deliciosos bolinhos de chuva da Tia Nastácia, mexer no bauzinho cheio de cacarecos da boneca Emília, entrar no laboratório do Visconde e tocar o pó de pirimpimpim de pertinho, aprender caçar Saci com tio Barnabé, correr de medo da Cuca... Nossa, como eu viajei por lá!

♪ ♪ ♫ Boneca de pano é gente, 
sabugo de milho é gente ,
O sol nascente é tão belo! 
Sítio do Pica-Pau amarelo 
Sítio do Pica-Pau amarelo ♫ ♪ 

José Renato Monteiro Lobato não realizou seu sonho de ser pintor , mas foi um grande artista das palavras, um revolucionário e exerceu várias atividades. Além de promotor de justiça, foi tradutor, contista, ensaísta, fazendeiro, vendedor de doces caseiros ( geléia de goiaba), agente comercial, jornalista, editor ( fundou a primeira editora no Brasil) e é o Pai da Literatura Infantil no Brasil. E não parou aí, se meteu até a perfurar petróleo e se deu mal ; por suas atividades e ideias foi preso, cumpriu seis meses de prisão. 

Durante toda sua carreira literária produziu 26 títulos destinados às crianças e outros para adultos. No ano de 2002 foi criada uma lei que registrou o seu nascimento(19/04) como data oficial da literatura infanto-juvenil no Brasil.


O Brasil mudou e o autor infantil mais popular do país foi levado ao Supremo Tribunal Federal. Uma grande polêmica gira em torno dos livros “As Caçadas de Pedrinho” e “ A Negrinha “, contra o uso dos livros pelo PNBE , alegando-se cunho racista.



Por Pandorah

6 comentários:

  1. Monteiro Lobato encantou e encanta gerações. Sou fã de seus personagens, principalmente da Emília. Divertidíssima! Pandorah, você, numa de suas postagens, poderia falar dessa personagem. O que acha da idéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia Leda, mas Emília dá pano pra manga viu! rs Adoro quando ela faz das suas qdo abre “ a torneirinha das asneiras” qdo finge que não é com ela, qdo pisca aqueles olhinhos....uma graça essa bonequinha tagarela!

      Excluir
    2. Extraordinária a entrevista de Ignácio Loyola Brandão! Nunca imaginei que, nos tempos de hoje, uma obra de Monteiro Lobato pudesse ser censurada para alunos! Incrível acreditar que existem pessoas que se prendem a detalhes, sem visualizar o significado da obra deste grande e maravilhoso escritor brasileiro!

      Excluir
  2. Oie Amora, também achei ótima a entrevista! E concordo com Ignácio Loyola quando ele disse que a censura está dentro de nós e que a liberdade de expressão é fundamental. Fiquei rindo quando falaram da possibilidade do pó pirimpimpim ser considerada pó de cocaína; que não se pode mais falar Branca de Neve e os 7 anões e sim Branca de Neve e os 7 verticalmente prejudicados; que a música Atirei o pau no gato não pode ser mais cantada, por incitar a violência contra os animais. Gente eu não sabia disso! srsr
    Na minha opinião eu acho que Monteiro Lobato usou as palavras comuns naquele tempo. E outra, se ele fosse preconceituoso não colocaria dois personagens negros sendo chamados carinhosamente de "Tia" Nastácia e "Tio" Bernabé neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, todos amamos um dia a tia Anastácia e desejamos comer seus bolinhos de chuva. Monteiro Lobato valorizava os brasileiros e tentava fazer crescer sua auto-estima. Lembram-se do Jeca Tatu, a história mais bonitinha do caboclo, que precisava saber como melhorar sua saúde e combater os vermes? Muita incompreensão, falta de noção etc etc dos politicamente corretos que somente enxergam o exterior das palavras.

      Excluir
  3. Sou fã de Monteiro Lobato.Amo literatura.

    ResponderExcluir