Image Map

HEFESTO


Vulcan_Coustou_Louvre
Zeus e Hera tiveram um filho, Hefesto. Ele nasceu sadio, forte e robusto, mas muito feio. Os pais conversaram e resolveram jogá-lo do Olimpo. O pobre menino ficou um dia inteiro dando cambalhotas no ar, até que, na hora do crepúsculo, acabou caindo na ilha de Lemnos. No tombo, Hefestos quebrou uma perna e ficou manco para sempre. Embora desfavorecido fisicamente, o menino era bom de alma, muito inteligente e muito hábil. Hefesto aprendeu o ofício de ferreiro com um anão, especialista na arte da forja, e logo se tornou um grande artesão. Fez flechas para Apolo e para Ártemis, criou e fabricou um cetro de ouro para Zeus, uma foice para Deméter, a couraça de Hércules, a armadura e o escudo de Aquiles.

No fundo do coração, porém, Hefesto guardava rancor contra os pais que o tinham rejeitado ao nascer. Certo dia ele fez uma cadeira de ouro para sua mãe e mandou entregá-la no Olimpo. Seduzida pelo esplendor da bela cadeira, Hera sentou-se nela assim que a recebeu. Imediatamente, a deusa sentiu que estava presa ao trono. Por mais que tentasse, não conseguiu se levantar. Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas............................. 

..................................................................................................................................................

Essa história, enviada pela amora.doce, é uma lenda da mitologia. Nossa companheira nos desafia e dar-lhe um final,utilizando o espaço dos comentários, antes que ela seja publicada inteiramente na próxima semana.

Quem se habilita a fazer isso? Podem crer que vou tentar.
..........................................................................................................................................
Pansy enviou um final para a história que ela criou:
Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas por mais que usassem seus poderes, não conseguiram arrancá-la da cadeira . Hefesto sentiu uma profunda tristeza. Mesmo ciente da rejeição de seus pais, sentiu-se extremamente infeliz e incomodado com a situação que provocou à sua mãe. Imediatamente procurou o anão e juntos desfizeram o feitiço que a prendia. E como num passe de mágica aquele homem feio, manco, tornou belo, sedutor e conquistou o coração da mais linda e bondosa mulher daquele lugar. Tiveram lindos e bondosos filhos. Lógico que o primogênito tornou-se afilhado do seu amigo anão.

.............................................................................................................................................
Adele aceitou o desafio de amora.doce e encaminhou um final da história criado por ela:
Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas nada. Nem com todos os poderes que tinham conseguiram separar Hera do trono. E ela ficou lá por muito tempo. Tanto tempo que o brilho do ouro da cadeira que ofuscava sua visão acabou cegando-a. Tão logo recebeu a notícia de que sua mãe estava cega e presa ao trono, Hefesto, disfarçado, foi visitá-la. Dela ouviu pacientemente todas as lamentações durante todos os dias das visitas contínuas. Hera nem podia saber que o rapaz que a ouvia tão pacientemente não possuía nenhum sinal de beleza externa e nem desconfiava que tinha diante de si o filho rejeitado. E afeiçoou-se a ele.
Como era um grande artesão e tinha alma boa, Hefesto disse à mãe que tentaria tirá-la dali. Nesse momento ela enlaçou-o em seus braços e deu-lhe um carinhoso beijo. A mãe cega começara a ver o filho através do coração. Era o resgate da sua alma de mãe.
.........................................................................................................................................................
Pandorah, criativa como sempre, nos enviou o final criado por ela:
Todos os deuses se juntaram para desentalar Hera do trono de ouro , mas qto mais puxavam mais ela entalava. Hera fulminava Hefesto com o seu olhar vingativo. Iris para acalmá-la, ofereceu–lhe ambrosia, enquanto o pavão abanava a cauda levemente...
O todo poderoso e mulherengo Zeus, sentado, soltava faíscas pelos olhos ! O clima foi esquentando e o tempo fechou . Foi então que Hefesto, o cara das forjas, forjou uma cena com um pé de cabra e um lindo cinturão mágico!
_ Só destrono Hera se fizer Afrodite minha mulher!
Zeus, temendo que o tumulto pusesse fim à paz que reinava no monte, aceitou a proposta do deus metalúrgico . Assim ,Hera desgrudou e Afrodite se casou. Hoje, sabemos que não foi sábia a escolha de Hefesto em desposar Afrodite. A consequência disso foi que ele se transformou no Deus Corno Olimpo. Mas nem tudo foi em vão pois ele nos deixou um belo legado. Somos exímios manejadores da metalurgia e com um empurrãozinho de Prometeu somos excelentes dominadores do fogo. Um viva ao Senhor do Fogo e da Metalurgia.
..........................................................................................................................................................
Aqui está o final bonito e comovente criado por L. W. Oliveira
Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas nem mesmo seus míticos poderes foram capazes de libertar a Senhora do Olimpo.
Tão logo apurou-se a origem do misterioso artefato Hefesto foi convocado ao Palácio dos Deuses para prestar explicações. Qual não foi a surpresa de todos quando foi reconhecido como o “horrendo” ser que saíra das entranhas de Hera e tornara-se um famoso artesão. O rancor acumulado por Hefesto fizera com que o presente ganhasse poderes tremendos, capazes de prender até mesmo a rainha de todos os deuses.
Somente o perdão de ambos os lados daquela triste cena seria capaz de quebrar tamanha magia. E assim foi que, chamando Hefesto para junto de si, Hera plantou-lhe um beijo na face e em prantos suplicou seu perdão, dizendo-lhe entre lágrimas que entendia o ódio que o filho nutria por ela, uma mãe que nem assim podia se chamar, visto que fora capaz de um ato tão vil quanto abandonar um recém-nascido à própria sorte. Neste momento também Zeus, Senhor e mais poderoso entre todos os Deuses, percebeu a mesquinhez do que ele e a esposa haviam feito. Chegando-se a Hefesto, deu-lhe um abraço apertado e ajoelhando-se perante o filho e em frente aos mais divinos seres, que àquilo assistiam atônitos, pediu-lhe sinceramente o perdão e que libertasse sua amada esposa.
Hefesto, surpreso com as atitudes tomadas pelos pais, caiu também em prantos e com olhos marejados perdoou aqueles que lhe tinham dado a vida. Neste momento da cadeira surgiu um grande brilho e imediatamente Hera pôde levantar-se. E assim foi que os próprios Deuses descobriram o poder do amor e do perdão.
................................................................................................................................................................

Leiam, a seguir, o final do Mito "Hefesto", como foi publicado no livro"As mais belas lendas da Mitologia" de Émile Genest, José Féron e Marguerite Desmurger. Parabéns a todos que participaram enviando textos criativos, emocionantes ou divertidos!

Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas foi em vão. Zeus chamou Hefesto, o único que seria capaz de fazer alguma coisa.
O ferreiro divino consentiu em romper o encanto sob uma condição: queria que Afrodite, a mais bela de todas as deusas se tornasse sua esposa. Hera se libertou e Hefesto se casou com a bela e infiel Afrodite, mãe de Eros, o Amor.
............................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................            

                                                                                  Por Adele

14 comentários:

  1. Vamos lá, Rozângela. Você, que tem "grande imaginação", crie um final para a história. Eu já estou preparando meu texto. Vou postar ainda hoje. Vai ser muito bom ler a história com finais diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Amora.doce,aceitei seu desafio. Aqui vai o final que criei para a história:

    ...nada. Nem com todos os poderes que tinham conseguiram separar Hera do trono. E ela ficou lá por muito tempo. Tanto tempo que o brilho do ouro da cadeira que ofuscava sua visão acabou cegando-a. Tão logo recebeu a notícia de que sua mãe estava cega e presa ao trono, Hefestos, disfarçado, foi visitá-la. Dela ouviu pacientemente todas as lamentações durante todos em dias das visitas contínuas. Hera nem podia saber que o rapaz que a ouvia tão pacientemente não possuía nenhum sinal de beleza externa e nem desconfiava que tinha diante de si o filho rejeitado. E afeiçoou-se a ele.

    Como era um grande artesão e tinha alma boa, Hefestos disse à mãe que tentaria tirá-la dali. Nesse momento ela enlaçou-o em seus braços e deu-lhe um carinhoso beijo. A mãe cega começara a ver o filho através do coração. Era o resgate da sua alma de mãe.

    De imediato o trono desprendeu-se do seu corpo, Iibertando-a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso seu final. Nem os deuses gregos teriam tanta imaginação e tanto amor de mãe...mas me aguarde, logo colocarei o final verdadeiro, como está no livro "As mais belas lendas da Mitologia" de Émile Genest, José Fèron e MargueriteDesmurger

      Excluir
    2. Amora.doce. Estou adorando participar dessa brincadeira. E também muito curiosa para conhecer o verdadeiro final da história. Pena que vai ser somente na próxima semana. Espero que você mande mais histórias e me desafie a criar finais.

      Excluir
  3. Como testemunha ocular da farra e da loucura grega ,vou completar que:
    ...Todos os deuses se juntaram para desentalar Hera do trono de ouro , mas qto mais puxavam mais ela entalava. Hera fulminava Hefesto com o seu olhar vingativo. Iris para acalmá-la, ofereceu–lhe ambrosia, enquanto o pavão abanava a cauda levemente...
    O todo poderoso e mulherengo Zeus, sentado, soltava faíscas pelos olhos ! O clima foi esquentando e o tempo fechou . Foi então que Hefesto, o cara das forjas, forjou uma cena com um pé de cabra e um lindo cinturão mágico!
    _ Só destrono Hera se fizer Afrodite minha mulher!
    Zeus, temendo que o tumulto pusesse fim à paz que reinava no monte, aceitou a proposta do deus metalúrgico . Assim ,Hera desgrudou e Afrodite se casou. Hoje, sabemos que não foi sábia a escolha de Hefesto em desposar Afrodite. A consequência disso foi que ele se transformou no Deus Corno Olimpo. Mas nem tudo foi em vão pois ele nos deixou um belo legado. Somos exímios manejadores da metalurgia e com um empurrãozinho de Prometeu somos excelentes dominadores do fogo. Um viva ao Senhor do Fogo e da Metalurgia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que imaginação e humor, Pandorah! Rsrsrsrsrsrs .Não é a toa que digo que você é a Rainha da Criatividade! Quero ver você participando de todos os finais de histórias. Esta página está se tornando uma grande brincadeira.

      Excluir
    2. Pandora: acabamos de descobrir que vc. é capaz de elaborar um texto com vigor e movimentação. Indicarei seu nome para roteirista de novela da Globo,kkkkkkkkkkk.O mito publicado no livro( que já citei anteriormente) não há tantos tapas e beijos...logo saberá como os autores elaboraram o final.

      Excluir
  4. Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas nem mesmo seus míticos poderes foram capazes de libertar a Senhora do Olimpo.

    Tão logo apurou-se a origem do misterioso artefato Hefestos foi convocado ao Palácio dos Deuses para prestar explicações. Qual não foi a surpresa de todos quando foi reconhecido como o “horrendo” ser que saíra das entranhas de Hera e tornara-se um famoso artesão. O rancor acumulado por Hefestos fizera com que o presente ganhasse poderes tremendos, capazes de prender até mesmo a rainha de todos os deuses.

    Somente o perdão de ambos os lados daquela triste cena seria capaz de quebrar tamanha magia. E assim foi que, chamando Hefestos para junto de si, Hera plantou-lhe um beijo na face e em prantos suplicou seu perdão, dizendo-lhe entre lágrimas que entendia o ódio que o filho nutria por ela, uma mãe que nem assim podia se chamar, visto que fora capaz de um ato tão vil quanto abandonar um recém-nascido à própria sorte. Neste momento também Zeus, Senhor e mais poderoso entre todos os Deuses, percebeu a mesquinhez do que ele e a esposa haviam feito. Chegando-se a Hefestos, deu-lhe um abraço apertado e ajoelhando-se perante o filho e em frente aos mais divinos seres, que àquilo assistiam atônitos, pediu-lhe sinceramente o perdão e que libertasse sua amada esposa.

    Hefestos, surpreso com as atitudes tomadas pelos pais, caiu também em prantos e com olhos marejados perdoou aqueles que lhe tinham dado a vida. Neste momento da cadeira surgiu um grande brilho e imediatamente Hera pôde levantar-se. E assim foi que os próprios Deuses descobriram o poder do amor e do perdão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante o final que vc. inventou para a lenda grega. Como podemos perceber, os mitos trazem à tona sentimentos humanos( no caso, o questionamento do amor dos pais pelos filhos, as mágoas que os filhos inconscientemente podem nutrir pelos pais) e tantas emoções. Na segunda-feira, publicaremos o final verdadeiro,,,Surpresa............

      Excluir
    2. Bonito e comovente o final criado por você, Lucas. Agradecemos sua participação. Participe novamente do final das outras histórias que serão postadas. OK?

      Excluir
    3. Olá Adele, pode deixar que sempre que puder darei minha contribuição!

      Excluir
  5. Todos os deuses se juntaram para tirá-la de lá, mas por mais que usassem seus poderes, não conseguiram arrancá-la da cadeira . Hefestos sentiu uma profunda tristeza. Mesmo ciente da rejeição de seus pais, sentiu-se extremamente infeliz e incomodado com a situação que provocou à sua mãe. Imediatamente procurou o anão e juntos desfizeram o feitiço que a prendia. E como num passe de mágica aquele homem feio, manco, tornou belo, sedutor e conquistou o coração da mais linda e bondosa mulher daquele lugar. Tiveram lindos e bondosos filhos. Lógico que o primogênito tornou-se afilhado do seu amigo anão.

    ResponderExcluir
  6. Pô, esperei tanto o final original da lenda... Confesso que prefiro os finais criados pelos comentaristas. Muito mais emocionantes e criativos.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, Adele...os finais criados no blog foram excelentes e mais emocionantes. Mas, chamo a atenção para um detalhe: a trama inventada pelos gregos revela que Hefesto tinha tanta mágoa de seus pais que fez feitiço e chantagem contra eles, usando-os para casar-se com a mais linda e admirada deusa. E ele também não ficou sem castigo final, pois foi traído pela esposa. Também reparo que ele se tornou o deus do fogo, chamado pelos romanos de Vulcano...este fogo, este vulcão não tem a ver com as emoções mais profundas e interiores? Não estariam os gregos, com este mito, dando forma aos sentimentos humanos que muitas vezes não são reconhecidos por nós?

    ResponderExcluir